Seja bem-vindo
Santa Terezinha,29/04/2024

  • A +
  • A -

MP-SP faz operação contra grupo acusado de fraudar licitações

poder360.com.br
MP-SP faz operação contra grupo acusado de fraudar licitações
Publicidade


O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) e a Polícia Militar de São Paulo realizam na manhã desta 3ª feira (16.abr.2024) uma operação para desarticular um grupo criminoso suspeito de fraudar licitações em todo o Estado.


Equipes da PM e do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), ligado ao MP-SP, cumprem 15 mandados de prisão temporária, além de busca e apreensão em 42 endereços, incluindo prédios públicos, como as prefeituras de Guararema, Poá e Itatiba, e as prefeituras e Câmaras de Vereadores de Ferraz de Vasconcelos, Santa Isabel, Arujá e Cubatão.



Os mandados da operação Muditia, como foi chamada a ação policial, foram expedidos pela 5ª Vara Criminal de Guarulhos e incluem prisão cautelar de 3 vereadores de Ferraz de Vasconcelos, Santa Isabel e Cubatão. Os nomes não foram divulgados.


Em comunicado, o MP paulista informou que empresas envolvidas no esquema “atuavam de forma recorrente para frustrar a competição nos processos de contratação de mão de obra terceirizada”, em prefeituras e Câmaras Municipais do Estado.


A capital paulista e os municípios de Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Cubatão, Arujá, Santa Isabel, Poá, Jaguariúna, Guarujá, Sorocaba, Buri e Itatiba, entre outros, têm contratos sob análise.


As investigações afirmam que eram realizadas simulações de concorrência com empresas parceiras ou de um mesmo grupo econômico. Também há indicativos de corrupção sistemática de agentes públicos e políticos. Os suspeitos ainda são investigados por crimes como fraudes documentais e lavagem de dinheiro.


De acordo com o MP-SP, as empresas envolvidas no esquema fecharam mais de R$ 200 milhões em contratos públicos nos últimos anos, e alguns destes contratos atendiam aos interesses do PCC (Primeiro Comando da Capital). As investigações verificaram que a facção criminosa tinha influência na escolha dos ganhadores de licitações e na distribuições de recursos.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.