Seja bem-vindo
Santa Terezinha,27/04/2024

  • A +
  • A -

O misterioso caso do jornalista desaparecido na Síria há 10 anos

g1.globo.com
O misterioso caso do jornalista desaparecido na Síria há 10 anos
Publicidade



Austin Tice foi capturado perto da capital síria, Damasco, em 14 de agosto de 2012, desde então não houve mais notícias sobre seu paradeiro. O jornalista Austin Tice foi capturado na Síria há 10 anos e seu paradeiro é desconhecido
FAMÍLIA TICE/via BBC
O presidente americano Joe Biden disse que os Estados Unidos têm certeza de que um jornalista do país, sequestrado uma década atrás, está detido pelo governo da Síria.
Austin Tice, ex-fuzileiro naval, foi capturado perto da capital síria, Damasco, em 14 de agosto de 2012, enquanto cobria a guerra civil do país, segundo sua família.
"Sabemos com certeza que ele foi detido pelo regime sírio", afirmou Biden. Ele instou a Síria para "trabalhar conosco para podermos trazer Austin para casa".
O presidente da Síria, Bashar al-Assad, não confirmou se Tice está detido pelo seu governo. Anteriormente, outras altas autoridades sírias negaram a detenção do jornalista.
Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pela captura e seu paradeiro é desconhecido do público.
Tice completou 41 anos no último dia 11 de agosto e seu sequestro é um dos mais longos envolvendo cidadãos americanos. Ele foi visto pela última vez, vendado e aparentemente em dificuldades, em um vídeo postado na internet semanas após a sua captura.
Sua mãe, Debra Tice, declarou ao site de notícias sobre política Axios que o caso da estrela americana de basquete Brittney Griner — para quem os Estados Unidos ofereceram à Rússia uma troca de prisioneiros — mostra "como as coisas funcionam quando o governo tem vontade".
"Me mostre"
Debra Tice declarou recentemente à emissora CBS News que o governo Biden não estava fazendo o suficiente para trabalhar com a Síria para trazer seu filho para casa.
"O governo dos Estados Unidos trabalhou muito para me convencer que está trabalhando nisso", disse ela. "Minha resposta é: não me conte. Me mostre."
Dois funcionários do governo Trump viajaram para a Síria dois anos atrás, em uma tentativa de trazer Austin Tice para casa. Eles voltaram depois que autoridades sírias se recusaram a negociar enquanto soldados americanos permanecessem no país.
A mãe do jornalista quer saber por que as negociações não continuaram.
"Sei que o governo americano não falou diretamente com o governo sírio para pedir uma reunião", afirmou.
A declaração do presidente Biden aparentemente se referia ao seu encontro de maio com os pais de Tice na Casa Branca, afirmando que ele "prometeu" para eles e para o povo americano devolver os cidadãos dos Estados Unidos detidos erroneamente no exterior.
"A família Tice merece respostas e, o mais importante, merece ser reunida rapidamente com Austin", disse Biden.
Este texto foi publicado originalmente em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-62560810




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.