Seja bem-vindo
Santa Terezinha,26/04/2024

  • A +
  • A -

Governo aprova ampliação de margem de crédito consignado.

Medida voltada para a maioria dos assalariados brasileiros visa “atenuar” efeitos da crise econômica pós-pandemia.

Reprodução
Governo aprova ampliação de margem de crédito consignado.
Publicidade

O governo federal sancionou nesta 4ª feira (3.ago.2022) um PL (projeto de lei) que visa ampliar a margem de crédito consignado para a maioria dos assalariados brasileiros. O texto tem o objetivo de “atenuar os efeitos da crise econômica” depois da pandemia, segundo nota da Assessoria Especial de Comunicação Social. A medida é direcionada a trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho); aos funcionários públicos; aos segurados do regime próprio da previdência social dos funcionários públicos federais; e aos segurados do Regime Geral de Previdência Social.

A medida é direcionada a trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho); aos funcionários públicos; aos segurados do regime próprio da previdência social dos funcionários públicos federais; e aos segurados do Regime Geral de Previdência Social.

No caso dos empregados regidos pela CLT, o desconto poderá incidir sobre verbas rescisórias devidas pelo empregador até o limite de 40%, caso isso seja estabelecido previamente por contrato.

Já para os beneficiados por aposentadoria e pensão pelo Regime Geral de Previdência Social e pelo benefício de prestação continuada, os descontos não podem ultrapassar o limite de 45% do valor dos benefícios.

O empréstimo consignado é concedido com desconto automático das parcelas em folha de pagamento. A margem consignada é o limite da remuneração que poderá ser comprometida pelo desconto em folha.

Segundo o governo, a sanção deve possibilitar um “incremento” do acesso ao crédito, além de viabilizar uma solução financeira “mais eficiente” à população.

A Câmara aprovou o projeto ainda em forma de medida provisória em 29 de junho de 2022. À época, o relator do texto, o deputado Bilac Pinto (União-MG), disse que o crédito consignado oferece “mais segurança” ao credor.

“Como as prestações são descontadas automaticamente da folha de pagamentos, o risco de inadimplência passa a ser menor. Em consequência, as taxas cobradas dos clientes bancários são significativamente mais baixas do que em outras espécies de operações”, afirmou o deputado..




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.