Seja bem-vindo
Santa Terezinha,16/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

A Pesca Esportiva é boa ou ruim para Santa Terezinha?

A pesca esportiva no município tem crescido muito, tornando-se um dos principais atrativos turísticos, com geração de renda e emprego, más será se está sendo praticada de forma adequada?

João Evilson
A Pesca Esportiva é boa ou ruim para Santa Terezinha? Marenildo
Publicidade

A pesca esportiva no município de Santa Terezinha-MT, tem crescido muito nos últimos anos e tornou-se um dos principais atrativos turísticos do lugar, fomentando significativamente na economia com geração de empregos direto e indireto e recebendo investimentos no setor turístico, como a instalação de novas pousadas e melhoria nas estruturas de serviços vinculadas à mesma oferecidas por proprietários de embarcações, guias de pesca e abertura de lojas de pesca. Sem sombras de dúvida é ótima para o turismo do lugar.

É bastante visível o movimento financeiro que a Pesca Esportiva gera no município, no entanto, está gerando alguns problemas que precisam ser melhorados, bem como regulamentada essa atividade, para gerar mais renda e para que seja praticada de forma mais profissional e mais responsável com a conservação do meio ambiente, principalmente com o cuidado com os peixes mais pescados como a Piraiba e o Pirarara.

Todos os anos, são registrados mortes desses peixes durante a temporada da pesca no município, a quantidade é muito pouca, más já gera preocupação, já sendo até motivo de protestos e indignação de muitas pessoas do lugar, principalmente os pescadores profissionais, ribeirinhos e comunidade indígena, o que já requer uma atenção do município para regulamentar esse atrativo turístico que trás benefícios para o lugar.

A prática da pesca esportiva, em qualquer lugar, é impossível não acontecer a morte de algum peixe, más todos os cuidados devem ser tomados para que o impacto à fauna aquática seja o mínimo possível. Portanto, requer uma regulamentação, capacitação dos profissionais da pesca e fiscalização durante a temporada de pesca.

No mês de abril deste ano, aconteceu a morte de uma Piraiba gigante na comunidade de Lago Grande, que segundo relatos de pessoas da localidade, a morte pode ter sido ocasionada por uma prática inadequada no manejo e soltura do peixe. Este incidente chamou a atenção de muitas pessoas que estão preocupadas com a falta de experiência e de preparo de profissionais que trabalham com a pesca esportiva no município.


Piraiba encontrada morta na comunidade de Lago Grande. Não sabe qual foi a origem da morte desta peixe. (FOTO: reprodução/divulgação)

Diante deste acontecido, a Colônia de Pescadores de Santa Terezinha tomou a iniciativa de buscar meios para melhorar a pesca esportiva no município, na busca de qualificação profissional e regulamentação dos profissionais que trabalham no setor. O presidente da Colônia Marenildo Silva, reuniu-se com os vereadores Alessandro Borges e Leandrinho no início deste mês de maio,  para discutirem meios para melhorar e organizar esse atrativo turístico no município. Foi proposto pelos vereadores, que já de imediato iniciaram articulação junto à Marinha para vir ao município e regularizar os proprietários de embarcações que trabalham com a pesca esportiva. Ainda, saiu da reunião mais as propostas de buscar um curso de qualificação para os guias de pesca e discutir junto ao Executivo Municipal as formas legais para regulamentação e melhor organização.


REGULAMENTAÇÃO

A pesca esportiva no município pode ser regulada através de lei municipal, em consonância com as legislações estadual e federal, exigindo cadastro dos profissionais que poderão trabalhar na área apenas com qualificação e experiência comprovada, bem como o cadastro de todas as pousadas e hotéis que prestam serviços neste segmento. Manter controle e cadastro do fluxo de turistas que vem ao município praticar a pesca esportiva, podendo ser realizado em parceria com os hotéis e pousadas. Assim o município terá dados em mãos para poder trabalhar melhor no desenvolvimento do setor.

DA FISCALIZAÇÃO

A Prefeitura Municipal para organizar e manter uma fiscalização municipal irá onerar os cofres públicos, pois irá gerar despesas, no entanto a cobrança de taxas turísticas pode ser implantada no município para custear tanto os gastos com a fiscalização como investimentos no setor turístico. O município pode sim cobrar licenças e taxas turísticas para a explorarem suas riquezas naturais, incluindo o uso dos rios para a pesca esportiva, respeitando a legislação vigente. Poderá cobrar uma taxa dos pescadores e licença de hotéis e pousadas, bem como de proprietários de embarcações, guias de pesca e outros atores ligado à pesca esportiva. Podendo ser estendido a cobrança de taxas e licenças para outras atividades turísticas exploradas no município.

Em um levantamento realizado pelo vip Araguaia juntamente com alguns profissionais do turismo e Professor do curso de Turismo da UNEMAT, realizado a alguns anos atrás, se o município regulamentar a cobrança de licenças e taxas turísticas, deverá arrecadar entre 1,5 e 2 milhões de reais por ano, recurso este que ajudaria muito a melhorar e profissionalizar o turismo de Santa Terezinha. Os valores que utilizamos para base de cálculo na época, são os valores praticados em algumas cidades de Mato Grosso e da região Sul.


O município de Santa Terezinha precisa rapidamente profissionalizar e regulamentar o setor turístico principalmente da pesca esportiva, antes que haja prejuízos às suas riquezas naturais e à fauna aquática. Precisa correr contra o tempo, pois o meio ambiente não espera muito e logo estará dando sua resposta, o que não pode acontecer para não gerar atraso e prejuízo ao município, seus moradores e sua economia.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.