Seja bem-vindo
Santa Terezinha,26/04/2024

  • A +
  • A -

Ribeirão Cascalheira completa 29 anos neste dia 04 de Maio

O investimento no agronegócio com a agricultura intensiva de grãos será em parte a redenção econômica de Ribeirão Cascalheira.

Reprodução
Ribeirão Cascalheira completa 29 anos neste dia 04 de Maio
Publicidade

Ribeirão Cascalheira comemora amanhã, 4, seu 29º aniversário de emancipação política. Paralelo às festividades acontecerá a Feira do Agronegócio, com exposição de máquinas agrícolas, animais, entre outros.


Segundo o secretário Municipal da Agricultura Familiar, Agemiro Coelho de Moraes (Agemirinho), serão expostos na Feira vários produtos feitos no município, a exemplo de leite pasteurizado, iogurte, doce, farinha, conserva, entre outros.


Além disso, serão oferecidos cursos por técnicos do Sernar voltados para a agricultura familiar como desossa de frango, peixe, plantação de abacaxi e apresentação do Projeto Pró-Pequi, uma das economias agrícola de Ribeirão Cascalheira que produz em torno de 1 milhão de toneladas de safra desse fruto.


O município possui cerca de 600 famílias assentadas em comunidades como Primorosa, Santa Rita e cancela.


Dentro das festividades acontecerá o encontro de comitivas de todas as regiões do Estado e de outras regiões do país, conforme disse à reportagem o secretário Agemirinho.


Estão previstas apresentações culturais que incluem shows regionais e danças folclóricas.


A Prefeitura e Câmara de Vereadores fazem divulgação do evento no sentido de atrair pessoas para a grande Festa que a administração local pretende inseri-la no calendário cultural do Estado.ma


Na agenda da festa constam três shows nacionais com as duplas caipiras Mario e Thizil, (4), Felipe e Falcão (5), Kleber e Cauan (6) e, dia sete, no encerramento haverá a tradicional queima do alho, com almoço a começar por 10 vacas abatidas, mil quilos de mandioca e outras comidas típicas da região.


A expectativa dos organizadores é de um público de cerca de 20 mil pessoas. 


AGRICULTURA


Cresce em Ribeirão Cascalheira a demanda pelo plantio de grãos a partir de áreas que foram degradadas com pastagem que serve á pecuária, ainda a maior vocação econômica do município, cujo rebanho já ultrapassa a 300 mil cabeças de bovinos.


No setor de agricultura, na última safra, foram plantados 79 mil hectares. A estimativa para a próxima safra ultrapassa a casa dos 100 mil hectares de soja, segundo o secretário Argemiro Coelho, otimista diante dos aportes de recursos da iniciativa privada que chegam ao município, destinada ao setor agrícola.


Atualmente a cidade assiste a evolução e obras destinadas a dar infraestrutura ao setor agrícola que segundo os mais otimistas, incluindo o prefeito Reynaldo Diniz e sua equipe, o investimento no agronegócio com a agricultura intensiva de grãos será em parte a redenção econômica de Ribeirão Cascalheira.


Na estimativa de Agemiro Coelho o rebanho bovino atinge quase 300 mil cabeças. Destas, 10 mil são de gado leiteiro. Esses animais são distribuídos em pequenas, médias e grandes propriedades. “Nossa administração valoriza muito a cadeia produtiva da agricultura familiar. Somente a bacia leiteira produz em média 300 mil litros por mês. Essa produção resultou na criação e uma cooperativa voltada para este setor”, diz.


No setor de piscicultura o município tem grande potencial ligado á agricultura familiar que desenvolve essa atividade para sustento próprio, enquanto a Secretaria Municipal de Agricultura busca em Brasília, junto ao Ministério da Pesca, melhorias para incentivar e qualificar os produtores.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.