Seja bem-vindo
Santa Terezinha,27/04/2024

  • A +
  • A -

Nasce a Fundação Pedro Casaldáliga

Conforme divulgado pelos fundadores, o objetivo é recuperar, aprofundar e divulgar o pensamento de Pedro Casaldáliga promovendo estudos, pesquisas, palestras e encontros de pessoas interessadas no legado do bispo.

Vatican News
Nasce a Fundação Pedro Casaldáliga
Publicidade

Completando seis meses da morte de Dom Pedro Casaldáliga nesta segunda-feira (08.02), a Associação Araguaia com o Bispo Casaldáliga da Catalunha e a família Casaldáliga, representada pelas suas sobrinhas, anunciaram a criação Fundação Pedro Casaldáliga. A instituição deve contar com frentes de atuação no Brasil e na Espanha para manter viva a história de vida do bispo, considerado um dos nomes mais importantes da Igreja Católica no Brasil.

Conforme divulgado pelos fundadores, o objetivo é recuperar, aprofundar e divulgar o pensamento de Pedro Casaldáliga promovendo estudos, pesquisas, palestras e encontros de pessoas interessadas no legado do bispo. “O legado de Pedro Casaldáliga é muito amplo e o objetivo da Fundação é preservá-lo, torná-lo conhecido e continuá-lo. Além disso, zela pelo bom nome da figura de Pedro Casaldáliga e da sua mensagem”, afirmam.

Além da manutenção da memória de Dom Pedro, a Fundação tem como objetivo colaborar ativamente na defesa de pautas como Reforma Agrária, as causas indígena, quilombola e ecológica, questões que estiveram no centro dos debates levantados pelo “Bispo do Povo”, como ficou conhecido.

O trabalho da Fundação deve contribuir ainda para o fortalecimento da atuação da Associação Ansa do Araguaia, que trabalha com  o reflorestamento de áreas da Amazônia e do Cerrado que foram destruídas pela ação da implementação do agronegócio. Além disso, atua incentivando e apoiando a construção de hortas e pomares para a alimentação de famílias do campo. Para isso, periodicamente  cursos, encontros e palestras de formação tanto técnica, quanto política são ministrados.

Desse modo, a Fundação desenvolverá atividades editoriais, arquivísticas, culturais, educacionais e de sensibilização. “Estamos comprometidos em divulgar a vida, a obra e as causas do bispo Pedro Casaldáliga, sendo referentes da sua mensagem e lutando pelas suas causas. A Fundação ajuda no cuidado da memória e do legado de Pedro Casaldáliga, na Catalunha e no Brasil, e continua sua luta em favor de suas causas”, traz a divulgação.

Matéria de Safira Campos para pnbonline.com.br




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.