James Webb observou exoplaneta com a temperatura mais baixa já registrada

Um grupo de pesquisadores utilizou o Telescópio Espacial James Webb para estudar um exoplaneta que, acredita-se, é o mais frio já detectado — com uma temperatura média de -87 °C.
O estudo sobre esse exoplaneta será publicado no The Astrophysical Journal Letters pela equipe de pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Segundo o estudo, a baixa temperatura do planeta se deve ao fato de a estrela desse sistema ser uma anã branca — ou seja, uma estrela em seu estágio final de vida.
A observação do WD 1856+534 b gerou questionamentos entre os cientistas, especialmente pelo fato de ele estar tão próximo da sua estrela, em uma região onde, teoricamente, teria sido "engolido" durante a fase de gigante vermelha da estrela.
“O WD 1856+534 b é agora o primeiro exoplaneta intacto confirmado dentro da ‘zona proibida’ de uma anã branca, uma região onde os planetas seriam engolidos durante a fase de gigante vermelha”, diz o estudo. “Sua presença oferece evidências diretas de que a migração planetária para uma órbita próxima — inclusive na zona habitável — ao redor de uma anã branca é possível.”
Leia Também: TikTok é multado em R$ 3,34 bi por violar regras de proteção de dados
COMENTÁRIOS