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Santa Terezinha,31/10/2024

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Pesquisa revela que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso praticam ações sustentáveis

sonoticias.com.br
Pesquisa revela que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso praticam ações sustentáveis
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A Pesquisa de Práticas Sustentáveis nos Pequenos Negócios em Mato Grosso 2024 apontou que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso implementam práticas sustentáveis, segundo revela a ‘Pesquisa de Práticas Sustentáveis nos Pequenos Negócios em Mato Grosso’, realizada pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso). 20% dos entrevistados afirmaram que aplicam práticas sustentáveis em seus negócios, porém ao avaliar a execução das atividades, o percentual de empresários que incorporam medidas sustentáveis em suas operações diárias é bem mais expressivo.





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“Embora muitos empresários não estejam cientes do termo específico ‘práticas sustentáveis’, boa parte deles têm adotado ações como gestão de resíduos, economia de água, conformidade com legislação trabalhista e preferência por fornecedores comprometidos com a sustentabilidade, ou seja, a quantidade real de quem pratica é significativamente maior, o que estimamos cerca de 46% de empreendedores praticando ações sustentáveis em seus negócios”, avalia Jaqueline Trentino, responsável pela pesquisa, feita entre os dias 8 de janeiro a 15 de março com 1.067 empresários entrevistados em Mato Grosso, com margem de erro 5% para e o objetivo foi identificar o nível de maturidade dos empresários sobre sustentabilidade e quais as práticas são mais inseridas nas empresas.





“Estou no processo para trazer o máximo de boas práticas para meu negócio, ainda não domino todo o conhecimento sobre sustentabilidade, mas estudo e pesquiso bastante”, diz a artesã Midian Dutra, ao relatar como ela relaciona ações sustentáveis em seu pequeno negócio, frente a um mercado cada dia mais competitivo. A artesã autoral de bonecos decorativos explica que prioriza a qualidade dos produtos que cria. “Eu utilizo o feltro, que é um material reciclado, e também tecidos e fitas de algodão porque são materiais sustentáveis. A cada metro de feltro são retiradas 12 garrafas pets da natureza”, conta Midian, que iniciou as atividades como hobby e transformou em um negócio, no qual viu a oportunidade e passou a se especializar.





O comprometimento da artesã com a sustentabilidade é compartilhado por muitos outros empresários, como evidencia a pesquisa, que revela que 1 em cada 3 empresas prioriza fornecedores com práticas sustentáveis. A empreendedora ressalta que o seu conhecimento sobre as boas práticas sustentáveis se tornou um negócio rentável. Com a loja online para vender os bonecos, Midian trabalha de casa, em Tangará da Serra, e ainda utiliza energia renovável (por meio de placas solares) e faz uso de lâmpadas de LED, “mas eu dou preferência à luz natural para iluminar o ambiente, acendo a luz somente quando realmente preciso”, diz.  





Outra prática adotada é o uso de embalagens de papel e moldes digitais, para evitar o uso da impressora e papéis, para evitar o desperdício. Além disso, ela também reaproveita o máximo que pode dos materiais e ainda faz a triagem dos resíduos que produz, prática realizada por 46% dos empresários (separação e destinação correta dos resíduos), segundo a pesquisa.





O Sebrae Mato Grosso, junto ao polo de referência nacional do Sistema Sebrae, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), desempenha um papel fundamental na disseminação do conceito de sustentabilidade entre os pequenos negócios. Segundo a pesquisa, cerca de 80% dos empreendedores entrevistados, conhecem o termo sustentabilidade (28% deles entendem a fundo) e outros 20% dos pesquisados nunca ouviram falar.





Para o analista técnico do CSS, Thiago Tavares, o conhecimento sobre o termo sustentabilidade é de muita importância para que os pequenos negócios se tornem mais competitivos no mercado frente à nova economia, pois impulsiona o desenvolvimento sustentável das empresas e oportuniza a obtenção de certificações ambientais.





“Muitas empresas desconhecem a metodologia ESG [termo em inglês que significa Ambiental, Social e de Governança] e, portanto, não percebem o potencial sustentável de suas operações, o que inclui aspectos técnicos e práticos. O Sebrae atua nesse sentido, não apenas para orientar sobre os aspectos ambientais, mas também os sociais e de governança, e ainda para destacar como essas práticas podem resultar em benefícios financeiros”, ressalta o analista, através da assessoria do Sebrae.









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