Seja bem-vindo
Santa Terezinha,29/04/2024

  • A +
  • A -

Marco fiscal é maior que a mudança da meta para 2025, diz Tebet

poder360.com.br
Marco fiscal é maior que a mudança da meta para 2025, diz Tebet
Publicidade


A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta 3ª feira (16.abr.2024) que o marco fiscal é maior e mais relevante que a mudança nas metas do resultado primário para os próximos anos. O governo decidiu alterar o objetivo fiscal para 2025: saiu de um superavit primário de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto) para um deficit zero –a mesma meta de 2024.


Em entrevista à GloboNews, Tebet afirmou que o essencial do marco fiscal continua valendo, como a limitação da despesa do governo em 70% da receita arrecadada. “O grande núcleo do arcabouço continua e nós não temos intenção de mudar. A despesa vai crescer até 70% da receita, no máximo 2,5% ao ano”, declarou a ministra.



A ministra também descartou interferência política na decisão de estabelecer o objetivo fiscal em deficit zero para 2025. “É preciso trabalhar com a maior franqueza possível”, afirmou Tebet.


Segundo ela, a mudança da meta foi decidida depois de a equipe econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) identificar que as receitas federais não resultariam em um superavit. Por isso, a decisão de deficit zero foi necessária para evitar a criação de novos impostos.


Eis abaixo as expectativas de resultado primário para cada ano e qual foi a 1ª estimativa do governo:




  • 2025 – 0% do PIB (ante 0,5% antes);


  • 2026 – 0,25% do PIB (ante 1% antes);


  • 2027 – 0,5% do PIB (não havia estimativa antes);


  • 2028 – 1% do PIB (não havia estimativa antes).


Leia outros assuntos abordados na entrevista:




  • revisão de gastos – “Nós optamos por não colocar [na Lei de Diretrizes Orçamentárias] políticas públicas que já estamos estudando para avaliar. Primeiro, para não haver pressão e lobby ou Congresso Nacional, ou da sociedade”;


  • custos tributários – “O papel agora é um convencimento junto ao Congresso Nacional de que nós temos que colocar o dedo na ferida e temos que rever os chamados gastos tributários que passam de R$ 450 bilhões por ano”;


  • metas – “Vamos perseguir a meta zero não só neste ano como no ano que vem”.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.