Seja bem-vindo
Santa Terezinha,27/04/2024

  • A +
  • A -

Sofre com diabetes? Veja dicas de especialista para aproveitar a Páscoa com segurança

barranews.com.br
Sofre com diabetes? Veja dicas de especialista para aproveitar a Páscoa com segurança
Publicidade








Sofre com diabetes? Veja dicas de especialista para aproveitar a Páscoa com segurança

Foto: Reprodução
Sofre com diabetes? Veja dicas de especialista para aproveitar a Páscoa com segurança




Para quem vive com diabetes, as festividades da Páscoa podem representar um desafio, especialmente devido ao número elevado de chocolates e doces disponíveis durante essa época do ano. No entanto, é possível desfrutar das celebrações de forma segura e saudável, seguindo algumas dicas simples fornecidas por especialistas na área da saúde.


A época mais doce do ano pode apresentar riscos para a saúde de diabéticos. A médica pós-graduada em nutrologia, Dra. Patrícia Santiago comentou ao site terra sobre o perigo dos doces para quem sofre com diabetes. “Isso pode levar a picos de glicose no sangue, tornando o controle da diabetes mais difícil durante esse período. Além disso, pode ser difícil resistir às tentações de doces típicos da época “.


A médica selecionou algumas dicas importantes para quem sofre com a doença poder curtir esse período de forma mais segura e saudável, vamos conferir abaixo.


Diabéticos devem excluir o chocolate da alimentação na Páscoa?


A Dra. Patrícia Santiago reforça a importância do equilíbrio nessa data comemorativa . “A solução é a escolha e o equilíbrio no consumo, pois é possível consumir chocolates durante a Páscoa, mesmo para pacientes com diabetes, desde que seja feito com moderação e cuidado”, afirma.


Dicas para aproveitar a Páscoa sem sobrecarregar a diabetes


A médica colecionou algumas dicas importantes, para que diabéticos possam aproveitar a Páscoa de maneira mais segura e saudável. Confira:



  • Escolha chocolates com teor de cacau mais alto, pois eles geralmente contêm menos açúcar;

  • Opte por porções menores para controlar a quantidade de açúcar e carboidratos consumidos;

  • Espalhe o consumo ao longo do dia para evitar picos de glicose no sangue;

  • Priorize chocolates sem adição de açúcares ou adoçados com substitutos de açúcar, como stevia ou eritritol;

  • Monitore os níveis de glicose no sangue regularmente para garantir que estejam dentro da faixa recomendada;

  • Siga o plano de alimentação saudável prescrito pelo médico ou nutricionista, prestando atenção à quantidade e qualidade dos alimentos consumidos;

  • Dê preferência por proteína e fibras, especialmente as fibras que ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue e promover a sensação de saciedade;

  • Mantenha-se ativo através da prática regular de exercícios físicos, o que pode ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue;

  • Evite o excesso de doces e chocolates, optando por porções controladas e escolhendo opções com menor teor de açúcar sempre que possível;

  • Não se esqueça de tomar os medicamentos conforme prescrito pelo médico, mesmo durante os feriados;

  • Planeje com antecedência o que você vai comer e esteja preparado para fazer escolhas saudáveis;

  • Modere o consumo de álcool, lembrando sempre de que o álcool pode afetar os níveis de glicose no sangue;
    Envolva-se na preparação das refeições, o que te dará mais controle sobre os ingredientes para escolher opções mais saudáveis, como assar legumes em vez de fritá-los;
    Busque apoio e orientação de profissionais de saúde, caso surjam dúvidas ou preocupações específicas relacionadas a esse assunto.


A médica comenta que com as orientações acima, os pacientes diabéticos podem desfrutar da Páscoa de maneira saudável e equilibrada, mantendo o controle da sua condição.


Qual chocolate é mais indicado para o paciente diabético?


Na hora de fazer as compras de Páscoa para presentear um diabético, podemos nos questionar sobre qual é o chocolate mais indicado para quem sofre com essa condição. O recomendado é escolher chocolates com teor mais elevado de cacau, pois eles geralmente contam com menos açúcar e têm um menor impacto nos níveis de glicose no sangue, informa a médica Patrícia.


O chocolate amargo ou meio amargo, por exemplo, com teor de cacau de 70% ou mais, é geralmente mais adequado, pois contém menos açúcar e mais antioxidantes!


“Além disso, chocolates sem adição de açúcares ou adoçados com substitutos como polióis como eritritol ou servia também podem ser boas opções para pacientes com diabetes”, aponta a profissional.


Orientações do seu médico


É importante reforçar que a saúde é essencial para vivermos com mais alegria e conforto. Por isso, é indispensável buscar orientações com o médico que cuida diretamente de você. Caso você seja diabético, consulte o seu médico e receba orientações direcionadas e corretas para o seu caso.


Caso você deseje presentear um diabético no período da Páscoa, pergunte para ele quais opções são seguras e possíveis dentro do plano alimentar dele. No mais, aproveite a Páscoa com equilíbrio e boas reuniões familiares.


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!


Fonte: Mulher












O post Sofre com diabetes? Veja dicas de especialista para aproveitar a Páscoa com segurança apareceu primeiro em Barra News.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.