Seja bem-vindo
Santa Terezinha,19/04/2024

  • A +
  • A -

De pandemia para endemia: o que seria essa nova classificação de Covid-19 e o que mudaria?

Com uma situação de pandemia, há a flexibilização para processos de compra e licitação, fazendo com que se haja uma maior velocidade e atenda a população. Mesmo com a saída do caráter de emergência, as políticas públicas devem continuar focadas no diagnóstico e atendimento em casos de Covid-19

Reprodução
De pandemia para endemia: o que seria essa nova classificação de Covid-19 e o que mudaria?
Publicidade

No dia 03 de março, o Ministério da Saúde afirmou que está avaliando uma possível reclassificação da pandemia de Covid-19 no Brasil. Dessa forma, passaria de pandemia a uma situação de endemia. Segundo a pasta, a avaliação leva em consideração o cenário epidemiológico e o comportamento do vírus no país.

Recentemente, em entrevista à CNN, Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, afirmou que o governo analisa o impacto da mudança. Além disso, ele afirmou que estariam se baseando no cenário de redução dos casos graves da doença no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro (PL) também publicou sobre, em suas redes sociais.

“O Ministério da Saúde é quem tem mais autoridade para dispor acerca desse tema a nível nacional e tem a autoridade que é conferida pela lei, essa lei de 2020, a lei que disciplinou a pandemia no Brasil. O artigo primeiro, parágrafo segundo, dá esse prerrogativa a mim, o ministro da Saúde, para rebaixar o grau de pandemia para endemia e eu farei isso baseado em critérios técnicos”, disse Queiroga, nesta sexta-feira (4)

Com uma situação de pandemia, há a flexibilização para processos de compra e licitação, fazendo com que se haja uma maior velocidade e atenda a população. Mesmo com a saída do caráter de emergência, as políticas públicas devem continuar focadas no diagnóstico e atendimento em casos de Covid-19. É preciso, porém, que a população siga cumprindo as medidas de vigilância.

Dessa forma, a decisão pode flexibizar um conjunto de medidas, incluindo o uso de máscaras de forma obrigatória. Afinal, endemia seguem ser bastante analisadas. As endemias são definidas pelo aumento no número de casos de uma doença em diversas regiões (mesmo que não atinja uma escala global).






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.