Senar-MT realiza curso de rédeas em Santa Terezinha

O curso foi realizado nos dias 15 a 19 de novembro de 2021

Por João Evilson - Vip Araguaia 20/11/2021 - 15:22 hs
Foto: João Evilson

Durante os dias 15 a 19 de novembro de 2021, o Senar-MT através do Sindicato Rural de Vila Rica e em parceria com o ex-vereador  Geraldo Nerys, realizou o curso de Rédeas no município de Santa Terezinha.

O local do curso foi o Parque de Vaquejada LHS, cedido por Luan para que os alunos pudessem trabalhar na prática as aulas ministradas pelo professor do Senar.

O curso é importante para quem trabalha na lida com o gado e usa o cavalo diariamente como sua principal ferramenta de trabalho.


O curso de rédeas é composto por treinamentos práticos de exercícios que vão preparar o cavalo para as atividades do seu dia a dia, seja lazer, trabalho ou esporte. É destinado tanto a cavalos que acabaram de sair do processo inicial da doma, quanto a cavalos que já são domados há tempo, mas que não receberam um refino no treinamento e por isso não realizam ou são incapazes de realizar as mais simples tarefas sem apresentar dificuldades.

Os treinamentos iniciam com exercícios que vão levar o cavalo a flexionar as cinco principais regiões de seu corpo, começando pela nuca, pescoço, espádua, costela e garupa. Concretizada essa etapa do treinamento, o curso apresentará exercícios que desenvolverão a mobilidade corporal do animal, tornando-o apto não somente a realizar as principais manobras da modalidade rédeas (rollback, spin, recuo, esbarro etc), mas também facilitar o manejo do gado por exemplo, ou a ação do cavaleiro para fechar uma porteira.


Geraldo Nerys que já viabilizou outro curso do Senar no município, estará buscando mais parceria juntamente com o Sindicato Rural de Vila Rica para a realização de muitos outros cursos em Santa Terezinha.

skynet