Seja bem-vindo
Santa Terezinha,24/04/2024

  • A +
  • A -

Pioneiro da comunicação no Araguaia defende a importância da imprensa regionalista

Seguindo o tempo, Zé Maurival é pioneiro de um setor que talvez seja o mais importante para fazer com que os problemas do Araguaia sejam resolvidos e que também seja a principal ferramenta para a integração regional.

Reprodução
Pioneiro da comunicação no Araguaia defende a importância da imprensa regionalista
Publicidade

Na ultima segunda feira, dia 04 de fevereiro de 2020, nossa equipe realizou uma visita a Porto Alegre do Norte, lá estivemos com um dos pioneiros do jornalismo da região Araguaia, José Maurival Cavalcante Luz, o JMacLuz ou apenas Zé Maurival.

Nascido em Barra do Garças, Zé Maurival iniciou sua trajetória na imprensa em 1982, quando assumiu a direção da TV Araguaia, depois da televisão ele participou de programas radiofônicos nas rádios Difusora e Aruanã, sob comando do saudoso Oliveira Santos.

No final de 1984, Zé Maurival mudou-se para Porto Alegre do Norte com o objetivo de ajudar a viabilizar a emancipação do então distrito de Porto Alegre, a época pertencente a Luciara.

Em 1986, Zé Maurival disputou a eleição para prefeito de Porto Alegre do Norte, ficando em terceiro lugar numa disputa entre sete candidatos. No ano seguinte, em 1987 acabou retornando para Barra do Garças, onde exerceu a gerência comercial da Brahma Disbrava e também voltou a atuar nos programas de rádio, onde atuou como apresentador e também diretor comercial.

Em 1993 Zé Maurival retornou a Porto Alegre do Norte onde implantou o Jornal O Interior com sede no município. O jornal era editado e impresso mensalmente e se tornou referência estadual do setor, sendo distribuído também em Cuiabá e Brasília.

Em 2000, Zé Maurival lançou um novo projeto era a revista Norte Araguaia que tinha como meta fortalecer a causa regional, segundo ele "Toda vez que as pessoas de fora em especial de Cuiabá e Brasília falavam da região usavam o nome Baixo Araguaia com teor pejorativo, já que Baixo significa Inferior, então decidi montar a revista para popularizar o nome Norte Araguaia". A causa foi abraçada pelos prefeitos a época e o nome Norte Araguaia emplacou a região oficialmente.

Hoje veterano, e com uma experiência ímpar no setor, Zé Maurival vê a internet e as mídias sociais como um dos principais avanços da comunicação, mas ele ainda defende o uso do material impresso e o rádio como meios de opção, é documento é mais impactante, afirma.

Seguindo o tempo, Zé Maurival é pioneiro de um setor que talvez seja o mais importante para fazer com que os problemas do Araguaia sejam resolvidos e que também seja a principal ferramenta para a integração regional. Deixamos aqui os nossos cumprimentos e votos de respeito a este grande mestre da comunicação da região Araguaia.


Autor: AMZ Noticias com Evandro Carlos




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.