Seja bem-vindo
Santa Terezinha,23/04/2024

  • A +
  • A -

Geólogo argentino visita Aragarças e alerta sobre situação do Rio Araguaia

O professor da UFG visitou a Praia Quarto Crescente, atendendo convite do coordenador de Turismo Cláudio Vieira e do prefeito José Elias

Reprodução
Geólogo argentino visita Aragarças e alerta sobre situação do Rio Araguaia
Publicidade

O geólogo e professor da UFG, Maximiliano Bayer esteve na cidade de Aragarças-GO, na quinta-feira (4), a convite do prefeito José Elias para fazer uma análise superficial dos sedimentos existentes da Praia Quarto Crescente e deixou claro que o rio Araguaia “está doente e precisa de cuidados especiais”.

No que diz respeito a cidade de Aragarças, a preocupação se deve pela diminuição considerável da faixa de areia, que apresenta o menor espaço nos últimos 20 anos. Segundo o professor Maximiliano, que é argentino e que vive no Brasil há mais de trinta anos, esse problema se deve a ação do homem que vem assoreando o rio e desmatando as margens e nascentes do Araguaia. Ele explicou que os sedimentos são compostos, principalmente, de minerais primários (areias quartzosas), que são transportados pelos afluentes até o sistema principal da bacia.

Os estudos realizados por ele nos permite ter uma visão mais detalhada das alterações e mudanças ambientais que vêm sendo observadas nos últimos anos, sobretudo aquelas associadas ao avanço do agronegócio na alta bacia do Rio Araguaia.

O prefeito José Elias pediu essa avaliação do pesquisador da UFG para verificar a possibilidade de ampliação da faixa do banco de areia da praia, com a autorização do Secima e do Ibama sem prejuízo ao Meio Ambiente. O vereador Nego Leão acompanhou a visita que o professor fez a praia acompanhado do prefeito Zé Elias e o coordenador de Turismo Claudio Vieira.

A intenção é ampliar a faixa de praia com retirada da vegetação que existe entre o banco de areia e o muro de proteção da avenida Beira Rio. A consulta também será feita aos órgãos competentes do Meio Ambiente.

Em 2017, o professor da UFG concedeu uma entrevista ao Jornal Opção de Goiânia em que falou sobre o rio Araguaia, 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.