Seja bem-vindo
Santa Terezinha,29/03/2024

  • A +
  • A -

Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental realizará o 2º Seminário Nacional de Eficiência Energética no Abastecimento de Água

O seminário destina-se especialmente a técnicos e gestores dos prestadores de serviços e das entidades reguladoras de saneamento.

Reprodução
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental realizará o 2º Seminário Nacional de Eficiência Energética no Abastecimento de Água
Publicidade

A Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, SNSA/MCIDADES, em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, promoverá, no próximo dia 14 de setembro o 2º Seminário Nacional de Eficiência Energética no Abastecimento de Água.


O evento tem como objetivo apresentar e discutir com base em um panorama, com experiências exitosas e inspiradoras nas vertentes de:


·       Reúso em de águas nos utilizadores finais;


·       Eficiência energética em instalações elevatórias;


·       Financiamento de medidas de eficiência energética; e



  • Aspectos regulatórios que promovem a eficiência energética nos prestadores de serviço.


O seminário destina-se especialmente a técnicos e gestores dos prestadores de serviços e das entidades reguladoras de saneamento.


As vagas são limitadas e os interessados deverão se inscrever por meio do Portal Capacidades (www.capacidades.gov.br) até o dia 11 de setembro.


Clique aqui para fazer a inscrição e acessar a programação completa.


Contexto:


As despesas com energia elétrica dos prestadores de serviços de água e esgoto atingiram R$ 5,1 bilhões em 2015, tendo sido consumidos 12,1 TWh, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Esta quantidade equivale ao consumo doméstico de cerca 21 milhões de habitantes no Brasil em um ano. Parte desse consumo é desperdiçado por meio das perdas de água que, após toda energia empregada para seu tratamento e bombeamento, nunca chega ao usuário final. A adequação dos níveis atuais de perdas (36,7%) às metas estabelecidas pelo PLANSAB (31%) para 2033 pode gerar economias de energia próximas a 1 TWh por ano.


Na análise dos dados históricos, percebe-se que os gastos com energia elétrica são crescentes, com fortes impactos na saúde financeira dos prestadores de serviço e consequentes reflexos no custo dos serviços ofertados à população. O controle de perdas de água, assim como o uso racional de energia, é estratégico para a sustentabilidade econômica dos prestadores de serviço, permitindo um melhor aproveitamento da infraestrutura existente e postergando a aplicação de recursos na ampliação de sistemas de captação e tratamento.


No Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água – ProEESA, cooperam os governos alemão e brasileiro para a melhoria das condições para implantação de medidas de eficiência energética em sistemas de abastecimento de água.


Na sequência do seminário de 2016, se pretende dar continuação à discussão do tema da eficiência na prestação dos serviços de água no Brasil, assim como apresentar um panorama com experiências exitosas e inspiradoras na perspectiva do usuáriofinal e do prestador de serviços, levando em conta o aspecto financeiro e regulatório para superar os desafios impostos pelasdemandas crescentes de água e energia.


Para mais informações sobre o programa de cooperação clique aqui


Por Ministério das Cidades (MCid) - SNIS





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.