Seja bem-vindo
Santa Terezinha,29/03/2024

  • A +
  • A -

Cinco pessoas depõem sobre afogamento de bebê em caixa de água

Reprodução/O Reporter do Araguaia
Cinco pessoas depõem sobre afogamento de bebê em caixa de água
Publicidade

Investigação que apura afogamento de recém nascida em caixa de água na cidade de Altos da Boa Vista (1.059 km a nordeste de Cuiabá) avança e cinco pessoas da família já foram ouvidas, incluindo um menino de oito anos, irmão da bebê Maria Júlia. A mãe, de 26 anos, o pai, a avó e uma tia também prestaram depoimentos. O depoimento da mãe durou cerca de duas horas.


Caso chocou a cidade na última sexta-feira (27), quando a menina de três dias de vida sobreviveu após ficar submersa em uma caixa d’água. O delegado Valmon Pereira da Silva, coordena as investigações e diz que ainda é cedo para se chegar a alguma conclusão e novos depoimentos devem ocorrer durante a semana. O prazo para finalização do inquérito policial é de 30 dias.


Segundo o delegado, cerca de 10 minutos antes dos fatos o pai da criança, um trabalhador braçal de 40 anos saiu de casa. Foi seguido pela cunhada, poucos minutos depois. O meio irmão da vítima, de oito anos, já estava na casa da vizinha.


Então a mãe disse ter deixado a criança na sala da residência e foi ao banheiro. Neste intervalo de tempo a criança foi jogada no reservatório de água, localizado na parte externa da casa, precisamente na varanda.


A tia retornou e ao não achar o bebê entrou em desespero e foi procurar ajuda na Polícia, acreditando que a criança havia sido sequestrada. O delegado salienta que tão logo os policiais chegaram ao local e se depararam com a situação iniciaram as diligências no bairro para tentar localizar qualquer pessoa suspeita de ter invadido a casa e praticado o ato. Mas não obtiveram qualquer informação.


O fato ocorreu por volta das 15h, em uma casa localizada cerca de 300 metros do quartel da Polícia Militar da cidade. Uma tia da criança correu até o local no momento em que um efetivo de 15 policiais se preparava para iniciar uma operação integrada com a Polícia Civil na cidade de pouco mais de 6 mil habitantes.


Um grupo de PMs correu até a residência e ao chegar se deparou com a criança, desfalecida, nos braços do pai. Graças a ação do tenente Marcelo de Oliveira Conde, que aplicou a técnica “Heimlich” para expulsar a água do pulmão do bebê, colocando-o de cabeça para baixo, a menina sobreviveu e teve alta médica no mesmo dia.


O tenente Marcelo, que comanda a Companhia Independente da PM de São Félix do Araguaia (1.200 km a nordeste), disse que não esperava usar tão cedo a técnica que salvou a vida da pequena Maria Júlia. Ele passou pelo Estágio de Capacitação de Socorrista do Corpo de Bombeiros entre os dias 17 e 21 de outubro do ano passado, onde aprendeu a manobra.


Salienta que a técnica precisa ser aplicada com precisão para ter resultado, como ocorreu com a recém nascida. Pelas condições que a encontrou, no colo do pai, acredita que ela ficou submersa entre 7 e 10 minutos. O alívio só veio quando a criança começou a chorar, no saguão da unidade de pronto-atendimento da cidade, localizado cerca de um quilômetro da casa onde ocorreram os fatos, para onde foi levada em uma viatura. O tenente garante que foi uma grande emoção para ele e todos os policiais que participaram do salvamento.


 


FONTE: Silvana Ribas, repórter do GD




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.