Seja bem-vindo
Santa Terezinha,24/07/2024

  • A +
  • A -

Rússia ordena prisão de Iulia Navalnaia, viúva de Alexei Navalni, opositor de Putin

noticiasaominuto.com.br
Rússia ordena prisão de Iulia Navalnaia, viúva de Alexei Navalni, opositor de Putin
Publicidade


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um tribunal em Moscou ordenou à revelia nesta terça-feira (9) a prisão de Iulia Navalnaia, viúva do político de oposição russo Alexei Navalni, por dois meses. Navalni morreu em fevereiro em uma cadeia na região de Iamalo-Nenets, no Ártico, e cumpria 30 anos de pena por condenações diversas.



Publicidade
O tribunal acusou Navalnaia, que vive fora da Rússia, de participar de um grupo extremista. A decisão significa que ela seria presa se colocasse os pés no país de Vladimir Putin.


Iulia Navalnaia, 47, ganhou relevância internacional após a morte de seu marido e disse que continuará a lutar pelo que Navalni chamou de "a bela Rússia do futuro".


Nesta terça-feira, Navalnaia pediu aos seus apoiadores que se concentrassem não na ordem de prisão contra ela, mas na luta contra o presidente russo.


"Quando vocês escreverem sobre isso, por favor, não se esqueçam de escrever a coisa principal: Vladimir Putin é um assassino e um criminoso de guerra", disse.


"O lugar dele é na prisão, e não em algum lugar em Haia, em uma cela aconchegante com uma TV, mas na Rússia –na mesma colônia e na mesma cela de dois por três metros em que ele matou Alexei."


O Kremlin negou ter ordenado a morte de Navalni. Desde então, Navalnaia se encontrou com vários líderes ocidentais, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden,


O grupo sem fins lucrativos com sede nos EUA, Human Rights Foundation, nomeou Navalnaia como sua presidente na semana passada, e ela disse que usaria o novo cargo para intensificar a luta travada por seu marido contra Putin.


"Vamos considerar tudo o que possa ser útil para lutar contra Putin, para lutar pela bela Rússia do futuro", disse Iulia Navalnaia no X.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.